terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O BODE RUSSO


No inicio do século XX, na Rússia pré-revolucionária, destacava-se a Monarquia Absoluta, o Czarismo, ou seja, acentuada crise econômica, onde havia os ricos e pobres. Ai veio a Revolução Russa de 1917, com a implantação do Socialismo houve o confisco de propriedades privadas: grandes propriedades foram tomadas dos aristocratas e da Igreja Ortodoxa, para serem distribuídas entre os povos. Entre as grandes propriedades destacamos os grandes casarões.
No período da implantação do famigerado regime na Rússia, muitas famílias passaram a viver juntas num mesmo casarão. Entre outras coisas, compartilhavam o uso de banheiro e cozinha, o que gerava um enorme desconforto.
As pessoas que lá viviam procuravam o inspetor do estado para reclamar e pedir que cada qual tivesse a própria casa. Tantas foram as queixas que, num determinado dia de inverno extremamente rigoroso, o inspetor mandou colocar um bode naquela já promíscua casa. Recomendou que todo cuidado devesse ser tomado, uma vez que o animal era propriedade, como tudo naquele momento, do governo.
Bom, o bode defecava pela casa, malcheiroso como todo animal da sua espécie, e ainda comia roupas suadas, onde o sal se fazia presente. Passados algumas semanas, ninguém reclamava mais das condições da moradia, o problema agora era o bode. Então todos os moradores procuraram o inspetor do estado e, em decisão unânime, pediram a retirada do bode. O inspetor informou que iria utilizar de toda sua influência para resolver tal situação, que seria difícil e coisa e tal, porém todos deveriam ser compreensíveis e não viessem a criar mais problemas no futuro. Assim o fez e com a saída do animal, todos tiveram uma sensação de muito alívio e conforto.
Isso acontece com alguns políticos (quantos vezes não vimos isso), não podendo cumprir o prometido nos retiram uma conquista definitiva e, após algum tempo, devolvem-na como se fosse um grande mérito seu. E nós, pobres mortais, ainda ficamos devendo esse favor.

Um comentário:

  1. Haddad esta fazendo isso com o IPTU, um belo de um Bode para a População.

    ResponderExcluir